Artigo

Carta para Celebração do Dia Mundial do Pobre


DIOCESE DE GUARABIRA 
Cúria Diocesana

Carta para Celebração do Dia Mundial do Pobre

"Sempre tereis pobres entre vós" (Mc 14,7)

Amado Povo de Deus,

No próximo dia 14 de Novembro de 2021, XXXIII Domingo do Tempo Comum, uma semana antes da Solenidade de Cristo Rei, celebraremos o V Dia Mundial dos Pobres. A data, convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, tem como objetivo a reflexão por toda a Igreja sobre a situação dos mais pobres e é um convite a olharmos mais para eles.

A pandemia do Covid-19, agravou ainda mais a situação de miséria e pobreza em nosso país. Os que já padeciam na miséria, padecem ainda mais; muitos que antes tinham algum sustento, alguma renda, acabaram perdendo seu sustento, seu emprego. São milhares que se encontram nessa situação.

O Papa nos lembra que, Jesus não só está do lado dos pobres, mas também partilha com eles a mesma sorte, e que um gesto de beneficência pressupõe um benfeitor e um beneficiado, enquanto a partilha gera fraternidade.

A esmola que muitos de nós damos é ocasional, ao passo que a partilha é duradoura. Por isso, é necessário sairmos do individualismo,  do ciclo egoísta, que muitas vezes vivemos, e não apenas voltarmos o nosso olhar aos que sofrem, mas também estender a nossa mão, através de um gesto de partilha concreto, e ajudá-los.

Em nossa Diocese, nesse segundo semestre, começamos a experiência do Domingo da caridade celebrado a cada quarto domingo do mês, onde sob a inspiração do Pe. Ibiapina, cada fiel é convidado a abrir suas mãos e fazer um gesto concreto de caridade. Para este mês de novembro, vamos antecipar essa realidade para o segundo domingo do mês. Sendo assim, em nossas Diocese, celebraremos, no segundo domingo do mês de novembro, o dia Mundial dos Pobres e o Domingo da Caridade, dia todo dedicado a partilha.

Para esse dia, convoco as Paróquias, Santuários e todas as realidades diocesanas, bem como convido as autoridades públicas para ações concretas, como a "Tenda da Solidariedade" e tantas outras iniciativas de partilha que vão em socorro dos mais pobres e desfavorecidos da sociedade

Não podemos ficar somente olhando os pobres, avaliando-os em número e lamentando a situação de pobreza que encontramos na sociedade. Devemos estender nossas mãos e incentivar os outros a fazerem o mesmo. 

Que o Pe. Ibiapina, apóstolo da caridade, nos inspire sempre a prática do verdadeiro amor fraterno.

Guarabira – PB, 05 de Novembro de 2021

Dom Aldemiro Sena dos Santos
Bispo Diocesano de Guarabira



Compartilhe:

Conteúdos relacionados: