Artigo

Círculos Bíblicos – Fevereiro de 2022

DIOCESE DE GUARABIRA

CÍRCULOS BÍBLICOS FEVEREIRO DE 2022

1º Círculo –  Lucas 5,1-11 

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor,
e ante o vosso templo vou prostrar-me.
(Salmo 137/138)

Chave de leitura

Neste círculo, vamos refletir sobre Jesus, que chama seus primeiros discípulos, mostrando-lhes qual a missão reservada a eles: Fazer que todos os homens e mulheres participem da libertação trazida por Jesus e que só podem realizar-se no seguimento dele, mediante a união com ele e a missão. O convite ao seguimento é exigente: é preciso “deixar tudo”, para que nada impeça o discípulo de anunciar a Boa Notícia do Reino. 

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: – Lucas 5,1-11 e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra

1. O que mais chamou a sua atenção? Por quê?
2. De que forma podemos responder ao convite de Jesus, a exemplo dos pecadores que deixaram tudo e seguiram a Jesus?
3. Jesus falou:” avance para águas mais profundas”. Quais as águas onde podemos lançar as redes?

Oração 

Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das Horas – 5º Domingo do Tempo Comum – I Semana do Saltério).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm. 6, 24-27)

  

2º Círculo –  Lucas 6,17. 20-26

É feliz quem a Deus se confia!
(Salmo 1)

Chave de leitura

A palavra “feliz” ou "bem-aventurada” tornar-se sinônimo de “santo”, porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadeira felicidade (Exortação Apostólica do Papa Francisco - sobre a chamada à santidade no mundo atual n.64).

No Evangelho de hoje, Jesus está cercado de uma grande multidão de pessoas, as Bem-aventuranças são direcionadas aos discípulos. Mesmo assim não podemos achar que as Bem-aventuranças são propostas somente aos seguidores mais próximos de Jesus. Elas são dirigidas a todos nós.

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto Lucas 6,17. 20-26 e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra

1. Vamos lembrar o que foi lido. O que mais chamou a sua atenção?
2. Quais grupos de pessoas que Jesus declara felizes?
3. Estes grupos que Jesus fala existem hoje? Quem são?
4. Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

Oração

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das Horas – 6º Domingo do Tempo Comum – II Semana do Saltério).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).

   

3º Círculo – Lucas 6,39-45

Como é bom agradecermos ao Senhor. (Salmo 91/92)

Chave de Leitura

A lei de Jesus Cristo é o critério para ser bom e fazer o bem.

A lei de Jesus Cristo começa pelo interior da pessoa, educada com a proposta do Evangelho. O próprio Jesus nos dá a dica para conhecer o coração das pessoas: O homem bom sempre tira coisas boas de seu coração assim como a árvore boa dá frutos bons! (Pe. José Augusto César Pereira, SCJ)

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: Lucas 6, 39-45  e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra 

1. O que o texto diz para mim, hoje?
2. Qual palavra mais me toca o coração?
3. Sou uma pessoa que julga, que vê o “cisco” no olho do irmão? Minha vida revela contradições? O meu projeto de vida é semelhante ao de Jesus Cristo?

Oração

Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das Horas – 8º Domingo do Tempo Comum – IV Semana do Saltério).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm. 6, 24-27).

Compartilhe:

Conteúdos relacionados: