Artigo

Círculos Bíblicos – Janeiro de 2022

DIOCESE DE GUARABIRA

CÍRCULOS BÍBLICOS JANEIRO DE 2022

1º Círculo –  Mateus 2,1-12 
Todas as pessoas verão a salvação de Deus" (Lucas 3,6)

Chave de leitura

No encontro de hoje, vamos meditar sobre o texto que descreve os novos caminhos a percorrer, seguir a estrela com os magos e encontrar Jesus, com José e Maria, prevendo encontros diferentes, com gente diferente, com culturas diferentes e proclamar profeticamente que o Senhor chegou como libertador de todas as opressões e que seus sinais se manifestam, quando nos colocamos a caminho, perseguindo sonhos e assumindo as lutas concretas dos pobres e de todos os que com eles se fazem solidários, contra todas as violências de Herodes de ontem e de hoje.

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: Mateus 2,1-12 e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra

1. Vamos contar de novo essa história bonita da visita dos magos...
2. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
3. De que forma podemos responder ao chamado de Deus, a exemplo dos magos percorrendo novos caminhos e novas relações?

Oração 

Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das horas – Epifania do Senhor).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm. 6, 24-27)

  

2º Círculo –  Lucas 3, 15-16. 21-22 
“Que o Senhor abençoe com a paz o seu povo!” (Salmo 29/28)

Chave de leitura

No encontro de hoje, vamos ouvir um texto que descreve o batismo de Jesus como um episódio em meio a batismo de todo povo, se solidarizando com o povo, Jesus começa o tempo do batismo no Espírito, isto é, a formação do povo de Deus que vai construir a nova história.  

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto Lucas 3, 15-16. 21-22 e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra

1. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
2. O que dizia João Batista?
3. O que ele fez?
4. Que atitudes de João Batista podem ser imitadas em família...?

Oração

Deus eterno e todo-poderoso que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das horas – Batismo do Senhor).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).

   

3º Círculo –  João 2, 1-11
“Cantai ao Senhor Deus, um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos! ”(Salmo (96/95)

Chave de Leitura

No encontro de hoje, vamos meditar sobre o texto que descreve a festa das Bodas de Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava na festa. Jesus e seus discípulos também foram convidados. Tanto ontem como hoje, todo mundo gosta de festa: festa de casamento e de batizado, festa de aniversário e de formatura, festa de Igreja, festa de fim de ano, festa, festa, festa... Há festas que a gente guarda na memória. Parece que, ao longo dos anos, elas tomam um sentido cada vez mais profundo. As Bodas de Caná foi uma festa assim: cresceu na memória do povo de Deus.  

A Palavra que ilumina a vida

A leitura do texto da Bíblia é um momento solene. É Deus quem nos dirige a Palavra. Por isso, vamos abrir o coração para escutá-Lo.

Ler, atentamente, na Bíblia, o texto: João 2, 1-11 e observar pessoas, falas, reações, lugares. 

Refletindo a Palavra 

1. O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
2. Qual a carência que havia nesta festa?
3. Durante a festa apareceu uma grande abundância de vinho. Como surgiu este vinho?
4. A mudança da água para vinho é o primeiro sinal visível de Jesus. O batismo é o primeiro sinal visível de Deus em nossa vida. Como o gesto dos que serviam em Caná pode nos ajudar a viver o nosso batismo?

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo (Liturgia das horas – II semana do saltério).

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm. 6, 24-27).

Compartilhe:

Conteúdos relacionados: