Artigo

Fase diocesana do Sínodo 2021-2023


DIOCESE DE GUARABIRA 
Secretariado Diocesano de Pastoral

 Guarabira – PB, 25 de janeiro de 2022

Senhores Presbíteros, Diáconos,
Religiosos e Religiosas,
Seminaristas,
Irmãos leigos e irmãs leigas,

A Igreja de Deus é convocada pelo Papa Francisco para o processo sinodal. O caminho, intitulado «Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», iniciou solenemente nos dias 9 e10 de outubro de 2021, em Roma, e em 17 de outubro do mesmo ano, nas Igrejas particulares.

A fase diocesana é uma oportunidade para as paróquias e dioceses se encontrarem, experimentarem e viverem juntas o caminho sinodal, descobrindo ou desenvolvendo instrumentos e caminhos sinodais mais adequados ao seu contexto local (DP 1).

Com este espírito de pertença, a Diocese de Guarabira faz saber que o prazo para a realização do processo de escuta e retorno do questionário acontecerá da Oitava de Páscoa até Pentecostes do ano em curso. 

As contribuições das paróquias referentes ao processo de escuta deverão ser encaminhadas aos Vigários Forâneos e a síntese de cada Forania será remetida ao Secretariado Diocesano de Pastoral, que elaborará uma síntese diocesana com dez páginas para ser enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Que o Espírito Santo de Deus ilumine, oriente e conduza o processo de escuta em nossa Igreja Diocesana, sob a proteção materna de Nossa Senhora da Luz. 

Com minha bênção episcopal,

+ Aldemiro Sena dos Santos
Bispo Diocesano de Guarabira
Compartilhe:

Conteúdos relacionados: